Para que serve o contador de uma empresa

Toda empresa, independente do seu tamanho, precisa de um contador para dar início à suas atividades no mercado. É através deste profissional que as empresas são registradas e adquirem o CNPJ, resolvem questões burocráticas e até recebem conselhos sobre a gestão do negócio. Embora muitos  o evitem, ou se esqueçam dele, é com o contador que se encontram os custos da empresa, os orçamentos, as auditorias e os comprovantes exigidos pelas instituições bancárias, quando a empresa necessita  de um aumento de crédito ou empréstimo.

Entenda sobre  a importância deste profissional para o bom andamento da sua empresa.

Abertura da empresa

A abertura de uma empresa envolve diversas etapas que são desconhecidas pela maioria das pessoas. Pra começar, é preciso identificar o seu tipo de empresa. Os tipos de empresa existentes são:

  • Empresa individual: Se refere ao comerciário que não possui a necessidade de graduação para atuar no mercado. Ele responde de forma pessoal sobre todas as dívidas e patrimônio da empresa, tendo seu próprio nome vinculado ao nome comercial.
  • Sociedade Empresária Limitada: Diz respeito ao empresário e dois ou mais sócios. Esses podem atuar tanto em comércio como prestando serviços intelectuais.
  • Sociedade Simples Limitada: É a empresa que atua com dois ou mais sócios e oferece serviços intelectuais. Esses serviços correspondem a atividades literárias, artísticas ou científicas.

Nomes da empresa

A empresa atua com dois nomes:

Nome fantasia

O nome fantasia da empresa é aquele que denomina a marca do negócio. Ele deve ser relacionado ao produto que a empresa comercializa ou ao tipo de serviço que ela oferece, ou não. O nome fantasia não precisa corresponder ao nome empresarial.

Nome empresarial

O nome empresarial é aquele que consta no registro da empresa, e deve estar relacionado ao dono, ou, ao dono e mais seus sócios. No caso da Empresa Individual o nome de registro é o do dono,  mas em caso de Empresa Limitada ou Empresa Simples Limitada, o dono pode ser representado pelo próprio nome e seus sócios aparecem  como, ”  & Cia LTDA” e  “S/S LTDA”.

Capital Social

O capital social diz o quanto a sua empresa vale, ou o quanto de capital foi necessário para que a sua empresa existisse. Esse valor soma todo o seu investimento em equipamentos, custos com implementação, estrutura e instalação, divulgação e outros.

Atividade da empresa

A atividade da empresa deve constar no seu registro, e cada qual tem a sua cota de leis específicas, com regras e normas a serem seguidas. Mesmo que seja permitido operar com diversas atividades, é importante que todas estejam relacionadas a um único ramo. Por exemplo: sorveteria e lanchonete, pastelaria e restaurante e, assim por diante.

Os ramos de atividade são:

  • Industrial
  • Atacadista
  • Varejista
  • Prestação de serviço

Alvará de funcionamento

O contador também deverá cuidar de conseguir o alvará de funcionamento com a prefeitura de sua cidade. Existem dois tipos de alvará a serem concedidos:

  • Alvará de localização: Representa o ponto comercial da empresa.
  • Alvará de ponto de referência: Representa um ponto de referência. Este é especialmente  utilizado para prestadores de serviço, a referência poderá ser o endereço do proprietário ou um dos sócios.

Empresa em funcionamento

Após a abertura da empresa, o seu contador cuidará de lhe  lembrar sobre o pagamento de impostos, possíveis mudanças de sócios ou falecimento dos mesmos, mudanças governamentais com relação ao recolhimento de impostos e atributos, organização financeira, balancetes e auxílio na gestão.

Fechamento da empresa

O fechamento de uma empresa pode ser mais complicado e demorado. É preciso levar em conta a divisão de patrimônio em caso de sócios, levantamento de recebíveis e dívidas, e encerramento em órgãos municipais, estaduais e federais.

Muitas vezes, esses processos todos,  são imperceptíveis pois, é o contador quem toma conta de toda a burocracia envolvida. Quando o contador deixa de realizar corretamente uma de suas obrigações, ele pode comprometer a empresa com órgãos responsáveis, e prejudicar suas operações.